.*Eu*

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.O que eu escrevi...

. Blog fechado

. De volta!

. Blog fechado temporariame...

. High Scool Musical

. Sara Salgado - Doce Como ...

. Novidades no blog!

. Prepara-te para a última ...

. Beleza, naqueles "dias di...

. Enquete do blog

. António Camelier

.arquivos

. Abril 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.tags

. todas as tags

.O meu blog pessoal!

.Horas

.Visitas

.Pessoas Online

online

.Caixinha de e-mail:

Caixa Postal
blogs SAPO

.subscrever feeds

Sábado, 14 de Outubro de 2006

A brincar a brincar, o teu cão vai aprender!

A brincar a brincar, o seu cão vai aprender.

 

Apesar de nem sempre ser necessário, dar uma recompensa por um jogo bem executado é uma boa maneira de fomentar a habilidade de resposta do seu cão, mantendo a sua mente desperta e com um bom poder de concentração. As brincadeiras são várias e apelam ao treino dos vários sentidos. De seguida damos-lhe exemplos de alguns  jogos que facilmente pode pôr em prática.


"Busca"

"Busca" é um jogo essencial para treinar a obediência. Alguns cães nasceram para "ir buscar", outros têm grande dificuldade em distinguir "busca" de "vai-te embora". Para "Buscar", lance um objecto e faça com que o seu cão o traga, directamente, para si. Recompense-o quando ele o fizer bem para que ele perceba a forma correcta de jogar. Acabe a brincadeira quando ele se recusar a largar o objecto.


"Caça ao tesouro"

Opte por jogar num espaço grande, que seja familiar para si e para o seu cão, sendo que o objectivo do jogo é que o cão, usando apenas o faro, encontre os objectos que você escondeu previamente. Estes podem ser snacks ou brinquedos e poderão ocultados atrás de árvores, pedras ou debaixo de arbustos. Incentive-o bastante e mantenha-se atento durante todo o tempo. Se preferir pode também jogar dentro de casa. Neste caso, e porque os cães muitas vezes ficam agitados com este jogo, o melhor é ter cuidado com a mobília e com os objectos que possam cair. Aqui todo o cuidado é pouco para não estragar nada ou magoar o seu cão.
 

"Apanhada"

Outro jogo simples que trabalha o controlo dos cães e que eles apreciam particularmente é a apanhada. Dê ao seu cão um objecto ou um brinquedo com que ele goste de brincar. Depois, faça movimentos como se lho fosse retirar, enquanto lhe diz para se afastar. Dá a sensação que está a medir forças com ele. Dê o seu melhor para lhe tirar o objecto e boa sorte! Assim que o seu cão se aperceber das regras do jogo, sairá disparado como um foguete! O factor "controlo" entra em cena quando chega a altura de parar a perseguição. Para acabar o jogo ignore o seu cão até ele se aperceber de que o jogo está, oficialmente, acabado!

 

"Arrumar brinquedos"

Para começar, coloque alguns dos objectos preferidos do seu cão numa sala. Depois, convença-o a levar até si um brinquedo de cada vez. Quando ele o fizer, recompense-o pelo seu esforço. Jogue várias vezes e, em pouco tempo, o seu cão estará treinado para arrumar os seus próprios brinquedos. A parte boa deste jogo é que o seu cão estará demasiado divertido para se aperceber que, na realidade, está a trabalhar! Quando ele estiver bem treinado em levar os brinquedos até si, dê um passo até ao próximo nível e ensine-o a largar os brinquedos num balde ou numa caixa!

publicado por Carol às 14:21

link do post | comentar | favorito
|

.Uns blogs...